Mesmo com seca, reservatório de Ilha Solteira permanece estável

Mesmo com seca, reservatório de Ilha Solteira permanece estável

23 de setembro de 2019 Off Por Da Redação

Apesar das altas temperaturas e da falta de chuva do ultimo mês, o reservatório da usina hidrelétrica CTG de Ilha Solteira continua com os níveis estáveis. Pela sexta vez no mês de setembro, os termômetros voltaram a registar calor acima dos 40º C. A umidade do ar está baixa, ficando próxima a 20%, colocando a cidade em estado de alerta.
De acordo com a Área de Hidráulica e Irrigação, que monitora o clima na cidade e região, na quarta-feira, 18, às 14h18 a temperatura chegou a 41,2º C. Essa é a segunda maior registrada em Ilha Solteira este ano, só perdendo para os 41,6º C na semana passada.
Além da estiagem, a cidade ainda enfrenta a baixa umidade do ar que vem atingindo índices alarmantes em Ilha Solteira, ficando abaixo dos 20%. Número bem próximo do que é registrado em regiões desertas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que a umidade do ar fique entre 50% e 80%. Abaixo desse número as regiões entram em estado de atenção.
As probabilidades de chuva já aumentam a partir de terça-feira, 24. De acordo com a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira, que monitora o clima na cidade não deve chover um volume suficiente para amenizar os efeitos da seca. A última chuva com volume superior a dez milímetros ocorreu em agosto.
Apesar do período de seca, a boa notícia é que o reservatório de Ilha Solteira conseguiu manter-se estável e atinge 73% de capacidade. É considerado o quinto maior do país em volume. No final de julho, com praticamente o mesmo volume, Ilha ocupava a 15ª colocação.
É comum os reservatórios perderem volume durante o período de estiagem. O de Ilha Solteira aumentou 1% em relação ao final de julho. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), que monitora a situação dos reservatórios em todo o país, o da usina de Ilha Solteira está em 3,21%. Colocando o reservatório da cidade como o segundo maior da região sudeste em capacidade, em julho era o sexto. No país, é considerado o quinto em volume, no mesmo período era o 15º.