O povo quer saber: “Reforma administrativa e criação de cargos”
23 de setembro de 2019A reforma administrativa proposta pelo prefeito Otávio Gomes (DEM) e aprovada na última segunda-feira (9) pela câmara municipal, tem sido alvo de intensos questionamentos por parte da população ilhense.
O projeto autorizou a criação de 62 cargos, em sua maioria cargos de chefia, que devem ser ocupados por funcionários concursados do município.
Procurado por nossa reportagem, o prefeito explica os detalhes, objetivos, e esclarece as polêmicas causadas pelo projeto.
OTÁVIO GOMES: O projeto foi criado pra desenvolver uma estrutura administrativa que não existia desde o início do governo, pois existia uma ação que impedia a criação dos cargos e, posteriormente, o nosso índice da folha de pagamento estava acima do limite prudencial de 54%, estávamos em 56%. Por isso, em dois anos nós não fizemos essa reforma administrativa necessária. Desde então, a prefeitura vem trabalhando sem chefes nos setores, o que acaba atrapalhando o desenvolvimento das atividades.
Entretanto, agora em 2019, com a redução do número de funcionários da prefeitura, esse índice caiu para 45%. Com isso, nós podemos fazer agora essa reforma administrativa. Foram então criados alguns cargos gratificados, que serão ocupados, em sua grande maioria, por pessoas que já são do efetivo municipal, ou seja, funcionários concursados.
Essa é uma forma de organizar a estrutura administrativa, que nada tem a ver com questões políticas. É uma forma de agradecer a estes funcionários públicos que não saíram das suas funções nesses anos e que agora, de forma justa, voltarão às suas funções e passarão a receber as devidas gratificações por elas.
É importante ressaltar para toda a população ilhense que não estamos trazendo 60 pessoas de fora pra dentro da prefeitura. Estes são cargos que serão ocupados por funcionários concursados, que assumirão cargos de chefia. Somos hoje o governo mais enxuto que Ilha Solteira já teve em toda sua história e temos muito orgulho por isso.
Nós vínhamos de uma realidade de 1.200 funcionários e hoje estamos com cerca de 950, um número similar a outros municípios da região. Isso faz com que a nossa máquina pública esteja enxuta, e com isso temos margem para novos investimentos, como recapeamento, reformas, limpeza, manutenção e investimentos na área da educação. Todo esse trabalho trará como resultado também a geração de empregos no município.