Setembro Amarelo: Mês mundial de prevenção ao suicídio
25 de setembro de 2019A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos anos. No Brasil, o Ministério da Saúde levantou dados que demostram que em média, todo ano, 11 mil pessoas tiram a própria vida. Entre os anos de 2007 e 2016, o país registrou um aumento de 16, 8% da mortalidade por suícidio por 100 mil habitantes.
Apesar de ainda ser considerado um tabu, um das formas de prevenção ao suicídio é a educação, o acesso à informação sobre o assunto que auxilia na diminuição do preconceito e do estigma às pessoas que se encontram em condições de risco. Em diversos casos, essas pessoas não procuram ajuda devido as esses fatores o que dificulta qualquer auxílio.
A OMS ainda indica que ações como introdução de políticas para reduzir o uso nocivo do álcool; identificação precoce, tratamento e cuidados de pessoas com transtornos mentais ou por uso de substâncias, dores crônicas e estresse emocional agudo e formação de trabalhadores não especializados em avaliação e gerenciamento de comportamentos suicidas podem evitar novos casos de suicídios.
No Brasil, o Centro de Valorização da Vida- CVV, – realiza apoio emocional e prevenção ao suícidio de forma gratuita e sigilosa por meio do número de telefone 188.
Câmara Municipal de Ilha Solteira apoia essa causa.