Marinha regulariza documentos de embarcações em Ilha Solteira

Marinha regulariza documentos de embarcações em Ilha Solteira

7 de outubro de 2019 Off Por Da Redação

Quem tem embarcação de passeio e de pesca precisa ficar atento aos documentos. Dos dias 21 a 25 de outubro, a Marinha do Brasil, em parceria com a Prefeitura de llha Solteira, vai estar na cidade para realizar atendimentos com a Agência Móvel.
O atendimento para regularização dos documentos, inscrição de embarcações e renovação de documentos será das 7h30 às 12h, e da, 13h30 às 17h, na Casa da Cultura. Dentre os atendimentos estão renovação de carteira de Arrais Amador, Motonauta e CIR. No dia 26 de outubro, haverá prova de Arrais e motonauta. A prova habilita os candidatos a pilotar embarcações e jet ski, respectivamente.
A renovação dos documentos está sujeita a taxas. Os valores variam de acordo com o serviço prestado. Durante o atendimento, a Marinha faz a impressão do boleto, que pode ser pago em casas lotéricas ou em agências bancárias.
Quem estiver com os documentos irregulares, corre o risco de ter a embarcação recolhida e pagar multa cujo valor parte de R$ 120. Para cada tipo de infração será aplicado um valor.

PROVAS
As inscrições para as provas de Arrais e motonauta devem ser feitas até o dia 15 de outubro. Antes da avaliação, os candidatos devem fazer um curso teórico e prático para tirar o Atestado de Embarcação, com carga horária de seis horas. Após essa etapa, é preparado o processo de documentos para a prova.
O curso teórico pode ser feito em Ilha Solteira, Itapura, Pereira Barreto, Suzanápolis, Santa Fé do Sul, Jales, Votuporanga, Andradina, Três Lagoas, Aparecida do Taboado e Selvíria. O valor do Atestado de Embarcação vai depender da cidade que o candidato escolher para fazer as aulas. O curso deve ser feito em escolas náuticas cadastradas no site da Marinha: www.marinha.mil.br/cftp. Para mais informações, os candidatos devem entrar em contato com a Guarda Municipal de Ilha Solteira pelo telefone (18) 3743-6080, e falar com a Juliana.

PARCERIA
A Prefeitura de Ilha Solteira tem convênio com a Marinha do Brasil para realizar a fiscalização de embarcações. Como a procura por regularização é intensa, todos os anos a prefeitura traz a Marinha para realizar o atendimento para usuários do serviço de Ilha Solteira e região. O órgão não aceita regularização por correio ou internet. A Capitania que é responsável pela região fica em Barra Bonita, a 438 quilômetros de distância de Ilha Solteira, o que dificulta essa regularização.