Mesmo com seca, reservatório de Ilha Solteira permanece estável
23 de setembro de 2019Apesar das altas temperaturas e da falta de chuva do ultimo mês, o reservatório da usina hidrelétrica CTG de Ilha Solteira continua com os níveis estáveis. Pela sexta vez no mês de setembro, os termômetros voltaram a registar calor acima dos 40º C. A umidade do ar está baixa, ficando próxima a 20%, colocando a cidade em estado de alerta.
De acordo com a Área de Hidráulica e Irrigação, que monitora o clima na cidade e região, na quarta-feira, 18, às 14h18 a temperatura chegou a 41,2º C. Essa é a segunda maior registrada em Ilha Solteira este ano, só perdendo para os 41,6º C na semana passada.
Além da estiagem, a cidade ainda enfrenta a baixa umidade do ar que vem atingindo índices alarmantes em Ilha Solteira, ficando abaixo dos 20%. Número bem próximo do que é registrado em regiões desertas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que a umidade do ar fique entre 50% e 80%. Abaixo desse número as regiões entram em estado de atenção.
As probabilidades de chuva já aumentam a partir de terça-feira, 24. De acordo com a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira, que monitora o clima na cidade não deve chover um volume suficiente para amenizar os efeitos da seca. A última chuva com volume superior a dez milímetros ocorreu em agosto.
Apesar do período de seca, a boa notícia é que o reservatório de Ilha Solteira conseguiu manter-se estável e atinge 73% de capacidade. É considerado o quinto maior do país em volume. No final de julho, com praticamente o mesmo volume, Ilha ocupava a 15ª colocação.
É comum os reservatórios perderem volume durante o período de estiagem. O de Ilha Solteira aumentou 1% em relação ao final de julho. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), que monitora a situação dos reservatórios em todo o país, o da usina de Ilha Solteira está em 3,21%. Colocando o reservatório da cidade como o segundo maior da região sudeste em capacidade, em julho era o sexto. No país, é considerado o quinto em volume, no mesmo período era o 15º.