O POVO QUER SABER: Elevado índice de não comparecimento a exames preocupa Secretaria de Saúde
7 de outubro de 2019Desde o mês de agosto os moradores de Ilha Solteira que necessitam de exames vêm sendo atendidos também através do “Corujão da Saúde”, programa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Ilha Solteira. O atendimento vem sendo realizado em horários alternativos, por meio da ampliação da oferta nos serviços já oferecidos no Hospital Regional e também em parceria com clínicas privadas.
“O problema é que já tem pessoas que não estão indo e é importante que isso não aconteça, porque faltou, perde a vez”, conta a secretária de Saúde, Eliana Covre.
Eliana conversou com nossa reportagem e explicou como as faltas prejudicam o programa, o município e, principalmente, a própria população.
Eliana Covre: Atualmente tem muita gente que falta aos exames agendados. Nós estamos com quase 20% de faltas nos exames do “Corujão da Saúde” e são exames que se o paciente for ou não for, o médico recebe da mesma maneira. Entre esses exames estão por exemplo ultrassom renal, ultrassom ginecológico, de mama, de tireóide, de abdómen total, endoscopias, que são pagos pelo Estado, pelo Município e o paciente não vai.
Agora, como estamos com muitas pessoas na fila de colonoscopia, conseguimos agendar 42 exames de urgência para serem realizados nos dias 13, 14, 26 e 27 de outubro, sábados e domingos. Por isso é muito importante que estas pessoas compareçam para a realização dos exames nos dias e horários marcados. Pedimos encarecidamente que se por algum caso de força maior o paciente não puder comparecer ao exame, que ele avise com antecedência para que possa ser agendado outro paciente em seu lugar.
Esse elevado índice de ausências causa prejuízos ao município. Há casos em que, por conta da quantidade de pacientes agendados é necessário o deslocamento de dois carros para o transporte. Pra se ter uma ideia, recentemente havia um agendamento de 30 pacientes e desses, no dia, só compareceram 5.