Coronavírus motiva suspensão de aulas em escolas estaduais

Coronavírus motiva suspensão de aulas em escolas estaduais

18 de março de 2020 Off Por Da Redação

Eventos promovidos pelo estado que pudessem reunir mais de 500 pessoas foram suspensos.

A rede estadual de ensino está interrompendo gradualmente as aulas desde de segunda-feira (16). Até o dia 23, as aulas serão totalmente paradas.

Conforme informações do Ministério da Saúde, também foi estabelecido que sejam adiados eventos públicos ou privados que possam reunir a partir de 50 pessoas e ficam suspensas por 60 dias férias de funcionários da rede estadual da Saúde.

A paralisação das aulas e restrição de eventos com público têm como foco a redução da circulação de pessoas, pois foi confirmada a transmissão local do coronavírus em São Paulo, ou seja, começou a ocorrer a contaminação entre pessoas que residem no estado e não apenas as viajaram para outros países.

Com 5,1 mil escolas, a rede estadual de ensino atende 3,5 milhões de alunos, que ficaram afastados da escola. É recomendado ainda, pelo governo de São Paulo, que a mesma medida seja adotada por escolas particulares.

Na próxima semana, as escolas receberão as famílias dos alunos a fim de orientá-las. Uma das orientações é evitar que crianças e jovens permaneçam em casa com pessoas maiores de 55 anos, uma vez que idosos formam o grupo mais vulnerável aos sintomas respiratórios graves causados pela doença.

Alunos que já tenham condições de permanecer em casa, do dia 16 ao 20, com responsáveis que tenham idade inferior a 55 anos, não necessitam ir às escolas.

Durante esse período de afastamento das aulas, a Secretaria da Educação buscará opções para promover aulas e atividades educacionais pela internet. Conforme o avanço do coronavírus for contido, a retomada do ano letivo poderá ser definida.

Desde sexta-feira (14), os eventos promovidos pelo estado que pudessem reunir mais de 500 pessoas foram suspensos. Eventos em geral, como os culturais, esportivos e religiosos seguem a mesma restrição.

Em Ilha Solteira, ficarão fechadas as escolas Arno Hausser, Léa Silva Moraes e Urubupungá, além da Escola Técnica.