Confira informações do Ministério da Saúde sobre o coronavírus
24 de março de 2020O secretário executivo do ministério, João Gabbardo, pediu às pessoas que fizessem sua parte e não esperassem apenas pelas ações adotadas pelo poder público.
Em recente entrevista coletiva, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, tirou dúvidas frequentes e orientou a população sobre o período de isolamento necessário para a contenção do coronavírus. As regras basicamente se resumem em evitar aglomerações de pessoas. Confira a seguir:
- É permitido levar o cachorro para passear;
- Para andar de carro, desligue o ar condicionado e deixe as janelas abertas;
- Exercícios físicos ao ar livre podem ser realizados, mas não em grupos ou locais onde haja aglomeração de pessoas;
- Missas ou cultos religiosos devem ser suspensos;
- É permitido levar os filhos aos parquinhos onde não haja concentração de crianças. Lembre-se ainda de tomar as medidas para higienização;
- Reuniões de amigos e vizinhos na rua ou condomínio também são arriscadas;
- É necessário tirar os sapatos para entrar em casa, devido ao coronavírus e à higiene em geral;
- Outra orientação do Ministério da Saúde é abrir as janelas para deixar as casas o mais ventiladas possível, uma vez que a circulação do ar impede que gotículas de saliva contaminem outras pessoas.
Gabbardo esclareceu ainda que é falso um vídeo que circula na internet: no vídeo em questão afirma-se que se uma pessoa consegue prender a respiração por alguns segundos, ela não tem coronavírus.
Ele solicitou engajamento de todos para proteger especialmente os mais velhos, que são os mais vulneráveis, pediu às pessoas que fizessem sua parte e não esperassem apenas pelas ações adotadas pelo poder público, e frisou que o número de casos pode estar em nossas mãos, mas não adianta ter pânico.